Tradicional no passado, o revestimento no formato estilo espinha de peixe voltou com força total na decoração. É o que mostrou a 15ª Expo Revestir, maior evento do segmento da América Latina realizado em março deste ano. A paginação vêm encantando os mais diversos estilos dos profissionais de arquitetura e decoração. Mas como usar sem medo essa tendência nos projetos? A gerente da Kinta Home Decor, Karine Lima, explica em quais ambientes o revestimento é mais recomendado e as suas vantagens.
Segundo Karine, há uma forte tendência no uso de revestimentos em formatos de lâminas, sejam eles cerâmicos ou naturais, na configuração espinha de peixe. “Observa-se inclusive em mostras conceituadas arquitetos de interiores explorando esta paginação no piso e na parede. A própria estampa Chevron que está muito em alta nos tecidos e estofados fazem referência a este padrão”. A Ceusa Revestimentos Cerâmicos conta com produtos em formatos de lâminas que possibilitam a paginação em escama ou espinha de peixe. A Portinari, com a coleção Connect, apresenta inúmeras possibilidades de cores e combinações para o estilo chevron. Os revestimentos são comercializados pela Kinta Home Decor.
O formato espinha de peixe é recomendado para projetos modernos com uma proposta versátil e elegante. Além disso, é ideal para repaginar a estética dos ambientes, pois cria um efeito diferente e nostálgico ao espaço. “Esse tipo de configuração é perfeito para espaços amplos como quartos, salas, e espaços gourmet. No caso de paredes fica muito bem se usado como detalhes em banheiros, salas e cozinhas.”, sugere.
O estilo espinha de peixe e o chevron são semelhantes, pois criam o mesmo efeito zigue-zague. “O chevron normalmente é utilizado em estampas de tecidos ou peças de cerâmicas, com composições de vários retângulos dispostos perpendicularmente na diagonal com recortes para se encontrarem. Já a estampa herringbone, conhecida como espinha de peixe ou escama é da família do chevron, a diferença é que, pelos vértices, passa uma linha que evidencia o aspecto de uma espinha de peixe”, explica Karine.
Com características únicas, o estilo espinha de peixe faz a diferença nos projetos, e no caso de madeiras e porcelanatos amadeirados, valoriza os espaços por criarem uma geometria descontraída e uma atmosfera charmosa e delicada para os ambientes. Essa e outras tendências em revestimentos estão disponíveis na Kinta Home Decor, localizada no Batel, Curitiba (PR).